RSS

Quem nasceu primeiro: O Frodo ou a Varinha?

13 ago

Até pouco tempo eu poderia me considerar um ser totalmente desprovido de nerdcultura. Uma vez que, nunca havia assistido umas das sagas mais emblemáticas de ficção da história da sétima arte, a saber: Matrix, Star Wars e Senhor dos Anéis. O que é um absurdo, eu sei. Mas, calma. Não se irrite comigo. Assisti, me fascinei e hoje não sou tão nerdanalfabeto como outrora.

Em outra oportunidade comento sobre as demais séries, mas hoje vou me deter apenas à saga Dos Anéis. Pra quem nunca assistiu (#fikadica) a maioria das questões relevantes que serão levantadas aqui não fará o mínimo sentido, mas se você acompanha e gosta, com certeza serão pertinentes e interessantes.

No decorrer do filme percebi algumas semelhanças entre os personagens de O Senhor dos Anéis com alguns personagens da também sensacional e não menos emblemática saga de Harry Potter. Frodo (figura principal de Senhor dos Anéis) é um hobbit, inseguro de si, mas que por acaso se tornou o grande herói da série. Bem como Harry Potter, o bruxinho desengonçado e de expressão pálida, mas com uma coragem absurda em prol do bem. Vale salientar que ambas as características em negrito se adéquam reciprocamente nos dois personagens.

Os dois grandes heróis de pequena estatura são discipulados, por assim dizer, por duas figuras secundárias, mas de grande importância. Um deles é velho, de barba longa, com cabelos maiores ainda, carrega consigo um objeto mágico e muito poderoso, usa trapos enormes como vestes e possui uma sabedoria indispensável para o bom andamento da história. E o outro também. O “tutor” de Frodo é o mago Gandalf, já o meste de Harry é o Professor Dumbledore, diretor da Escola de Magia de Hogwarts.

O bruxinho tem dois amigos inseparáveis: Ron, seu melhor amigo (três letras) e Hermione, que o acompanha até o fim da trama. O hobbit tem o Sam, fiel escudeiro (três letras). E mais dois amigos que também o defende a todo custo: Peregrin Took e Meriadoc Brandybuck.

Frodo é o eleito para destruir o Anel do Poder. Potter é o escolhido para derrotar Lord Voldmort. Em um dos filmes de Harry Potter, o bruxo recebe a visita de um elfo chamado Dobby, que o serve incondicionalmente. Frodo, apesar dos atritos iniciais, consegue por um tempo a servidão de Sméagol. Ambas criaturas são grotescas, de aparência feiosa, pequenas e servem a um senhor.

Além das semelhanças de comportamento e importância nas histórias, esses personagens se assemelham mais ainda na aparência. Perceba:

O que eu quero apontar aqui está longe de ser uma acusação de plágio. Bem como há divergências entre quem há de ter nascido primeiro se foi o ovo ou a galinha, há também essas mesmas divergências nesse caso. Embora eu tenha uma teoria sobre quem nasceu primeiro: o ovo ou galinha?  Como bom criacionista-evolutivo, digo-lhes: “O ovo nasceu primeiro. A galinha, por sua vez, foi criada”. De todo modo, as histórias de Harry Potter e de O Senhor dos Anéis são distintas e, diga-se de passagem, muito criativas. Como havia dito, percebi algumas semelhanças de importância e aparência entre alguns personagens das duas sagas e apenas explanei.

Se você consegue identificar mais semelhanças entre as séries, comente abaixo e responda quem nasceu primeiro: O Frodo ou a Varinha?

Anúncios
 
6 Comentários

Publicado por em agosto 13, 2011 em Sem categoria

 

Tags: , , , , , , , , ,

6 Respostas para “Quem nasceu primeiro: O Frodo ou a Varinha?

  1. Cândida

    agosto 13, 2011 at 2:45 am

    ah, chuchu! Essa é fácil! Senhor dos Anéis é uma saga da década de 1930 e inaugurou um tipo de literatura que serve de referência para muita gente, como, pelo visto, é o caso da moça lá que inventou o Harry Potter. =}

    Achei muito boa a sua análise comparativa! É um bom caminho para começar a pensar em inserir conteúdos de teóricos que auxiliem na análise. #ficadicaacademica

     
    • RayanRodrigues

      agosto 13, 2011 at 2:49 am

      Sim, sim.. pesquisei e li sobre Senhor dos Anéis ter sido escrito na década de 30 e ter estreado na TV (eu acho) na década de 70. Tinha ciência disso, mas se eu desse a resposta logo de cara, provavelmente não teria esse seu “precious” comentário, rs.
      Valeu por participar, professora. E obrigado pela dica _o/

       
  2. rhuanrod

    agosto 13, 2011 at 10:18 am

    Esse post é uma comparação entre eu e você. Tu nasceu primeiro, é mais inteligente, tem barba e tem namorada (humilhação). Eu sou mais bonito, mais alto (quando eu tiver 16 anos eu vou ser) e o nariz é menor (pelo menos isso), mas nós temos várias coisas semelhantes, entende? Então não se sabe qual o melhor. (Eu não sou um plágio seu). Muito show o seu post, parabéns. Depois me ensina a fazer um post desse.

     
    • RayanRodrigues

      agosto 13, 2011 at 9:00 pm

      “Eu sou mais bonito, mais alto (quando eu tiver 16 anos eu vou ser) e o nariz é menor (pelo menos isso), mas nós temos várias coisas semelhantes, entende? Então não se sabe qual o melhor. (Eu não sou um plágio seu). ”

      Tão novo e tão desiludido, hahaha

      Rhuan, temos sete anos de diferença. Sempre que vc tiver o cajú em mãos eu estarei assando as castanhas.

       
  3. Felipe Reis (@Felipe_ReisMelo)

    agosto 14, 2011 at 7:10 am

    Cara, muito bom o post…

    Com certeza o Frodo nasceu primeiro…
    Acho impossível a J.K. Rowling não ter sido influenciada pelo Tolkien…

    Ela tem 46 anos hoje… Quando ela nasceu O Senhor dos Anéis já tinha uns 15 anos, é muito provável que a saga tenha feito parte da infância e da adolescência dela…

    São parecidos mesmo… E outra coisa, não foi só a Rowling que foi influenciada pelo Tolkien, a maior parte dos livros que vieram depois do Senhor dos Anéis tem influência dele… Se liga aí: As Crônicas do Gelo e Fogo, Percy Jackson, As Crônicas de Arthur…

    Com certeza fez história e marcou…

    P.S.: Eu ainda não consegui assistir nenhum filme da série Matrix e Star Wars inteiro…rsrsrsrs

     
    • RayanRodrigues

      agosto 14, 2011 at 4:07 pm

      Ah, com certeza, Felpe. Concordo demais com vc.
      Tolkien, de fato, foi um marco pra muitos escritores.

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: