RSS

MÚSICAS COMERCIAIS – blábláblá cantado ♪♫

28 jun

Há muito que por demais me incomodo com essas músicas/bandas/artistas meramente COMERCIAIS. Também, pudera! Como músico, ainda que compondo pouco, tenho alguns anos de vida musical que me proporcionaram habilidades na execução. Acredito que tenho bom gosto musical. Quem toca há de concordar comigo que essas músicas, em sua grande maioria, são compostas por: estrofe, logo após refrão, estrofe novamente, mais um refrão, uma ponte e o refrão pra finalizar, sendo a música com uma batida 4×4, constituída de quatro notas sendo a terceira menor, variando entre si.

Geralmente o artista que as interpreta é dito como “gato/fofo” ou “gatinho/fofinho” varia pela idade (por ex. Justin Bieber). É atraente, ou melhor, é sexualmente atraente, mostra sempre uma face sensível, afinal as adolescentes adoram rapazes sensíveis. As letras das músicas raramente são dos mesmos que as cantam e interpretam. É comum que eles paguem pra alguém compor uma música boa. Um clipe é uma grande jogada de marketing já que o CD não rende tanto como antigamente, com a chegada da internet ficou tudo mais fácil e são raras as pessoas que compram esse tipo de mídia. Eu costumo chamar o CD de “cartão de visita”. Os shows, turnês e os clipes no Youtube redem mais. Não é de se espantar saber que os produtores pagam para a música ser tocada nas rádios. Parece um absurdo, mas depois de muito tempo no ramo, você vai achar isso normal.

O teor da música geralmente é um só: Amores. Correspondidos, platônicos, não correspondidos, ocultos, secretos, proibidos, sensíveis, puros, impuros. Todo tipo de amor possível e imaginável. Basta pegar quatro frases contando que a primeira rime com a segunda e a terceira com a quarta e está feito um refrão, está feito um hit semestral. Quatro notas sendo a terceira menor, variando entre si. Não entendeu? Eis aí uma que vou fazer agora:

B F# G#m E

Volta pra mim meu bem, vamos ser feliz, Ô ô oh

B F# G#m E

Te quero pra sempre, debaixo no meu nariz, Ô ô oh

G#m B E F#

Vou te dar o sol, as estrelas e lua, Ê ê ê

G#m B E F#

Vamos fazer amor na rua. Ê ê ê

Viu como é fácil? Fiz na hora esse novo hit que tocará por meses, que estará nos iPods e PlayList de muita gente sem cultura. Faça você também e experimente essa forma sensacional de ganhar dinheiro. Me perdoem a ironia.

Não posso passar em branco em citar nomes, como: O Teatro Mágico, Lenine, João Alexandre, Toquinho, Vinícius, dentre muitos outros que fazem música de qualidade, sem rótulos. Cada um desses expressam em sua música não moda, mas a sua cara. Tocam e cantam com verdade! Já falei algumas vezes e repito: Música é aquilo que a alma quer falar, mas que com a fala seria impossível. Música é expressão da alma.

Abaixo selecionei um vídeo fantástico que resume isso tudo que falei em uma música. Que ironia não é? O vídeo é super engraçado, vale a pena conferir!

Se você não gostou da minha posição em relação a isso. Sinta-se ofendido e faça-me o favor de não voltar mais neste blog. Obrigado.

 
8 Comentários

Publicado por em junho 28, 2010 em twitter.com/rayanrod

 

8 Respostas para “MÚSICAS COMERCIAIS – blábláblá cantado ♪♫

  1. Kelly Lopes

    junho 29, 2010 at 12:06 pm

    Gosteeei 😀
    kkkkkkkkkkkkkkkkk, me acabei de rir com o vídeo!

    Verdade, as porcarias que tocam hoje em dia são inacreditáveis.
    Tudo vira música !

    e.. TM , lenine, toquinho *_____*
    adoro 😀

     
    • RayanRodrigues

      junho 29, 2010 at 12:21 pm

      O video é engraçado de fato. Ao mesmo tempo que é lamentável. Fico triste com essa verdade.

      “e.. TM , lenine, toquinho *_____* , adoro :D” Já vi que você tem bom gosto! Obrigado pela visita.

       
  2. charlezine

    junho 29, 2010 at 1:08 pm

    Texto bacana! E já que o assunto eh música boa, vale lembrar que sexta tem Toquinho no Espaço Cultural. Informações aqui >> http://charlezine.com/2010/06/28/toquinho-mpb-de-bom-gosto/

     
  3. Fernando

    junho 30, 2010 at 1:52 am

    Rayaaaaaan genial! esse post foi d+ mesmo
    TM, LENINE, TOQUINHO, JOÃO ALEXANDRE… véééy bom d+!
    PARABÉNS CARA… TENHO ORGULHO DE SER TEU AMIGO BOY.
    PS: Só gostaria que você citasse o Luan Santana pq pra mim de todas as “Merdas” ele é a mais digamos que “fedorenta”! juntamente com o Justin Bieber. grande abraço brother! ;P

     
    • RayanRodrigues

      junho 30, 2010 at 11:13 am

      Fernando brother, tu falando desse jeito os leitores irão pensar que eu estou pagando pra voces falarem isso! [brincando.. rs]
      Muito obrigado, valeu mesmo!
      E Luan Santana.. argh.. deixa quieto!

       
  4. Eduardo Rayner

    junho 30, 2010 at 8:01 pm

    Rayan brother, adorei esse post, sou muito contra essas musicas sem conteudo, dificilmente estão lançando cantores e bandas com musicas de conteudo, tando de letra quanto na parte instrumental, e o que se mais escuta hoje em dia nas ruas são porcarias que eu acho que não tem nem o direito de se chamar musica. E escutar essas porcarias ainda mais quando se é um musico de bom gosto?! . E é tudo verdade o que vc diz ai no texto ! Criatividade exelente ! … só esqueceram dos forrós horriveis de hoje em dia, que eu nem prefiro comentar, deixo pra vocês !

     
    • RayanRodrigues

      julho 1, 2010 at 11:02 am

      Faço das suas as minhas palavras Dudu “que eu nem prefiro comentar”
      E fico feliz em saber que compartilha do mesmo raciocínio. Abraço o/

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: