RSS

Árvore má com bons frutos?

29 mar

Mateus 7.18-20 “Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.Toda a árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo.Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”

Certa vez um Pastor e, sobretudo, um amigo que é Erick Newman me ensinou que na literatura hebraica quando o autor repete muitas vezes a mesma palavra ou sinônimos, ele quer dá ênfase, assim como nós quando queremos evidenciar algo pondo em maiúsculas ou como o próprio apóstolo Paulo no final de II Tessalonicenses, bem como em outras cartas também quando ele dá as instruções finais dizendo: “agora vos escrevo de próprio punho”. Sendo assim, na literatura hebraica a repetição dá ênfase ao que se queria falar. (fica então a dica quando você for ler as Escrituras xD).

Em Mateus, seguidamente nos versos 16 ao 20 Jesus fala sobre frutos, sobre bons e maus frutos, sobre árvores, fala que a árvore má não dá bons frutos bem como a boa não dá frutos maus, diz ainda que não se pode achar uvas num espinheiro, nem figos dos abrolhos. Sendo Cristo sábio usando da literatura local para ensinar e melhor compreensão de todos, por qual motivo Ele deu tanta ênfase a isso? De que frutos Ele ta falando? Onde Ele quer chegar? (Hoje e aqui peço que vocês compartilhem comigo o que pensam e o que vocês entendem a respeito). Nos versos anteriores o texto fala sobre falsos profetas, mas por que a mudança de assunto? Ele tava falando de falsos profetas, de lobos disfarçados de ovelhas e logo após de frutos?! Oõ hã? Não é difícil de entender, até mesmo por que Nosso Senhor é muito claro em suas palavras. A mensagem, por exemplo, do falso profeta pode ser atraente e até mesmo ortodoxa. O único modo de saber com segurança é deixar que o tempo mostre seus frutos. Alguns desses maus frutos são citados no NT: controvérsias [1Tm 1.3], divisões [1Tm 6.3-4], destruição da fé [2Tm 2.18], auto destruição pela heresia [2Pe 2.1], etc. Conheceremos as pessoas por sua vida, modo de agir, pensar.

O verso 19 é bem claro e dispensa qualquer comentário humano: “Toda a árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo.” Em Mateus 12.33-34 tem mais detalhes sobre, dizendo: “Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”

Em Gálatas 5 Paulo cita que tipo de sementes o Espírito planta em nós, para que com eles surjam frutos para honra e Glória de Deus Pai, são estes: “..amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Essas são as características de uma boa árvore, que dando frutos é podada pra que dê mais e produza incansavelmente. E que seja apedrejada. Sim apedrejada. A árvore só recebe pedradas quando ela tem frutos.  Já exposto os versos bíblicos fica então esse espaço aberto para você e eu comentar sobre o assunto e refletir nessas perguntas:

*Como tenho agido? Como anda minhas ações? São sensatas e retas?

*O que tenho anunciado em casa, no trabalho? Eu tenho anunciado?

*O que tenho feito para a expansão do Reino?

* Que frutos temos produzido? frutos dignos de arrependimento? (Lc 3.8: “..produzam frutos dignos de arrependimento”)

* Uma árvore que tem bons frutos, nela é atirada muitas pedras! Você tem recebido pedradas?

Que Deus possa falar com você e pense nisso, seja uma árvore frutífera, do contrário.. será lançada no fogo.

 
4 Comentários

Publicado por em março 29, 2010 em twitter.com/rayanrod

 

4 Respostas para “Árvore má com bons frutos?

  1. Felipe Reis

    março 29, 2010 at 4:44 am

    Opsss, olha eu aqui de novo Rayan!!!:o

    Bicho eu tenho duas interpretações:

    1ª interpretação:
    As árvores são “pastores” e os frutos são suas “ovelhas”, acho que você entende…
    Essa não é minha interpretação, já ouvi alguém interpretar esse versículo assim!!! Eu nem lembro quem foi!!!
    Mas vamos lá, segundo a pessoa que falou isso não tem como um pastor ser bom e suas ovelhas serem ruins!!! Porque ele está plantado coisas boas nos corações de suas ovelhas!!!
    Bom, minha opnião é que esse interpretação não procede por completo, pois, seguindo esse contexto nós também estariamos dizendo que: Se o pastor for mal, suas ovelhas também serão más!!!
    Isso generaliza muito, e o pasor só faz plantar uma semente no coração de cada ovelha e quem decide se essa semente vai crescer é cada pessoa(ovelha)!!!Enfim, já vi muitas igrejas em que o pastor é excelente e seus seguidores não valem nem 1 real e vice-versa!!!

    2ª interpretação:
    Esse é a minha interpretação.
    “As áveres somos nozes e o jardineiro é Jesuisi”!!!rsrsrs
    Bom, apesar da brincadeira essa frase tem um peso muito grande na vida de cada cristão, ou ao menos deveria ter!!!
    As árvores somos nós e nós temos que saber a qual tipo de árvore nós pertencemos pois, se formos boas árvores com certeza daremos bons frutos(Amor, Paz, Compaixão, Misericórdia), mas se formos árvores ruins seremos ceifados por nosso jardineiro!!!

    Sim, e não adianta ser uma árvore ruim demostrando bons frutos, sim é isso mesmo, árvore ruim demostrando bons frutos, isso existe.
    São pessoas que pregam, profetizam, realizam milagres pensam que são servos de Deus, mas no fundo só fazem isso para serem aceitos perante seus ministérios, os chamados Fariseus.
    Não adianta, pois logo depois dos versículos que o Rayan citou Jesus fala:
    Mateus 7, 21-23 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

    Pois é, temos que procurar ser árvores boas e dar bons fruto. Eu já estou tentando, sempre tentando pregar a palavra e VIVER A PALAVRA, que eu acho o mais importante!!!

    Abração Rayan!!!
    Fuizzzz

     
    • RayanRodrigues

      março 29, 2010 at 5:25 am

      Felipe meu bom! Que bom ter voce conosco de novo xD
      Bem, muito obrigado por sua exposição! Ela é sim mt importante pra nós.
      Vou ler com mais calma oq vc digitou e depois dou uma opinião a respeito.
      Abraço _o/

       
  2. MÁRIO

    maio 12, 2011 at 7:24 pm

    GOSTEI BASTANTE DA SUA COLOCAÇÃO, A IGREJA PRIMITIVA CRESCIA BASTANTE PORQUE ERA BEM TRATADA E ERA PERSEVERANTE NA DOUTRINA, NA ORAÇÃO NA COMUNHÕA E ESTAVA CONSTANTEMENTE EVANGELIZANDO, A IGREJA PRIMITIVA É A REPRESENTAÇÃO DE UMA ARVORA BOA QUE DAVA BONS FRUTOS, UM GRANDE ABRAÇO.

     

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

